top of page
Buscar

Dicas para os ansiosos de plantão que vão fazer o ENEM


Bom dia, boa tarde e boa noite para você que passou a noite revendo fórmulas de matemática e decorando o ciclo de reprodução das pteridófitas!


Enquanto enfrentamos o segundo e final capítulo desse queridíssimo vestibular, é certamente bom treinarmos exercícios e aliviarmos o máximo de dúvidas que tivermos, mas há uma ferramenta importante que não está nos livros da escola: o seu emocional. Não se deixar levar pelo nervoso vai permitir que o melhor de você se mostre mais facilmente na prova.


Mas sejamos realistas: sempre vai sobrar um tiquinho de ansiedade lá no fundo da cabeça, o que em doses leves é até bom para aumentar sua concentração. O problema é quando esse sentimento toma conta de você e te impede mental e até fisicamente (sabe aquela tremida na mão?) de fazer as atividades da prova. Se identificou? Então dá uma olhada aqui embaixo nas dicas para diminuir sua ansiedade.


1. Concentre-se na sua respiração

Parece até piada quando pedem pra gente respirar e inspirar por quatro segundos ao passarmos por algo estressante, mas a verdade é que esse hábito de fato traz bons benefícios: não apenas diminui nossa pressão sanguínea, como também relaxa os músculos. Na hora da prova você não vai ter acesso a aparelhos eletrônicos, mas no caminho para o local da prova você pode usar apps que podem te ajudar a treinar a respiração profunda, como Breath2Relax e Paced Breathing.


2. Música é a sua amiga

De acordo com um estudo da Durham University, os participantes demonstraram níveis maiores de conforto e prazer ao ouvirem música. Por isso, enquanto estiver a caminho da prova pegue o seu fone de ouvido e dê o play naquele álbum que você mais gosta para te dar aquela belíssima dose de serotonina.


3. Traga um lanche

Além de ter um café da manhã reforçado para garantir que seu corpo esteja em um bom estado, traga também algo para comer durante a prova, como chocolate, fruta ou até mesmo um sanduíche. Você também pode trazer chiclete, já que eles podem te ajudar a manter a concentração.


4. Anote as fórmulas e dados que você decorou

Pegue aquelas margens vazias nos cantos da prova e anote lá o quanto quiser! Ter uma visão do que pode te ajudar durante aquelas horas na sala pode também te dar uma sensação maior de controle sob a situação e, consequentemente, calma.


Boa sorte, estudante! Você vai conseguir!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page