Buscar

Organização, planejamento e cronograma para o novo ano letivo.

Oiee!

Como vocês estão? Suas aulas já começaram?

Bom, as minhas aulas só voltam depois do carnaval, mas já comecei a pensar em como vou me organizar esse ano. Organização e planejamento serão sempre essenciais para a vida acadêmica! Então se você não é muito organizado ou simplesmente nunca conseguiu se organizar de um jeito que realmente funcionasse, as seguintes dicas podem ajudar. Existem várias formas de se organizar na escola. Não existe fórmula mágica que funcione para todo mundo, então é importante dar uma chance e testar alguns métodos antes de desistir dessa ideia. Eu, particularmente, gosto de combinar alguns desses métodos, o que também é uma possibilidade.


Organização e planejamento


Esse grande leque do opções começa se dividindo em papel ou eletrônico. Muita gente precisa ter um planner, uma agenda, um caderno qualquer, algo "físico" que você consegue folhar e anotar à mão. Outros preferem algum aplicativo no celular ou programa no computador, que seja mais prático, com lembretes e notificações. Dentro de cada uma dessas categorias ainda existem inúmeras opções.

Começando pelo planejamento em papel, temos a agenda, o planner (vários tipos diferentes), o bullet journal, as famosas to do lists, etc. "Mas Isa, qual é a diferença entre agenda e planner?" Explicando da forma mais simples possível, eu diria que a agenda é algo menos flexível (com data e horário fixos, sem muita opção de layout), enquanto o planner é geralmente mais livre e personalizável (alguns sem data e horário fixos, com diferentes opções de layout).

Como falei antes, existem vários tipos de planner. Os planners de mesa são aqueles que geralmente são vendidos em bloquinhos e podem ser semanais ou diários. Também existem planners que são simplesmente agendas mais flexíveis e que possuem layout mensal, semanal e diário, além de outras ferramentas como habit trackers, etc.

Para os que não conhecem, o bullet journal **é basicamente uma caderneta pontada onde você desenha os layouts que você quiser e do jeito que quiser. Ele é 100% personalizável, porém na minha opinião, ele iria tomar tempo demais. Talvez seja uma boa opção para quem gosta de atividades mais artísticas e tem tempo suficiente para usá-lo. No Youtube, você também encontra vídeos explicando como usar essa ferramenta.

As listas, que são bem conhecidas, também são uma ótima forma de manter suas tarefas em ordem e em dia. Acho que usar apenas listas talvez não seja suficiente para manter todos os seus afazeres organizados, recomendo combinar o uso de listas com algum dos outros métodos. Para mim, listas são melhores para o planejamento diário, quando você senta para fazer suas tarefas do dia e faz uma lista para lembrar de tudo.

Para o planejamento eletrônico, temos alguns equivalentes aos métodos em papel:

  • Agenda e planner: Google Calendar e Calendário Apple

  • Bullet Journal: Notion

  • Listas: Google Keep e Todoist

Os calendários eletrônicos terão vários layouts como os planners e ainda podem enviar notificações para ajudar você a não esquecer de nada.

Imagino que poucos conheçam o Notion, que é um programa de computador e aplicativo de celular 100% personalizável, como o bullet journal. Nele é possível criar pastas, calendários, listas, anotações e muitas outras coisas. Diferente do seu equivalente em papel, criar seu set-up no Notion é simples e você pode achar alguns prontos na internet e baixá-los.

Os aplicativos Google Keep e Todoist (ambos com versão desktop) têm mais ou menos a mesma função: fazer listas. O meu favorito é o Todoist, que usei muito durante as aulas à distância. Nele você pode priorizar e categorizar suas tarefas também.

Para me organizar esse ano decidi usar um planner físico (o meu é da Tilibra), onde vou anotar todas as minhas tarefas, provas, trabalhos e outros compromissos. Para o planejamento do blog e do site vou usar o Notion.


Cronograma


Fazer um cronograma também é essencial para facilitar sua vida na escola. Eu prefiro os semanais, já que meus horários mudam a cada dia. No seu cronograma, lembre de incluir suas aulas do dia, os horários que você irá estudar e fazer tarefas, os horários de outras atividades e seu tempo de descanso. Ter um tempo livre é super importante para sua saúde mental. A falta dela pode causar muitos problemas sérios e também pode fazer seu rendimento cair. Saber descansar é muito mais importante do que parece ser.

Ainda não fiz o meu cronograma, porque minhas aulas não começaram e por isso não sei meus horários. Algumas ferramentas onde você pode montar seu cronograma são: Google Docs, Word, Excel, etc. Você também pode procurar inspirações na internet e deixar seus cronograma com a sua cara!


É importante lembrar que o objetivo disso tudo é facilitar a sua vida e não consumir demais o seu tempo!!!


Espero que tenham gostado do post dessa semana e fiquem ligados porque sábado que vem tem mais!


Isa:))



O quê você achou das dicas?

Deixe sua opinião nos comentários!

Gostou?

Curta e compartilhe com um amigo!

61 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo