top of page
Buscar

Precisamos falar sobre a timidez

Muito bom, dia, boa tarde ou boa noite para você que estava com saudades dos posts do Estuda Junto! Pois é, com o fim das férias agora nós todos vamos voltar à ativa!


Falando do começo das aulas... apesar de tantos filmes e livros quererem mostrar o primeiro dia na escola como um momento de alegria, nós sabemos que não é bem assim. Para muitos, o momento em que entramos na sala de aula é acompanhado por uma boa dose de tensão e nervosismo, especialmente para as pessoas que têm a famosa timidez.


Se você é um dos que têm dificuldade de levantar a mão durante as aulas ou conversar com novos alunos, você veio para o lugar certo. Digamos que esta colunista que vos escreve não apenas ouviu as histórias de várias pessoas que passaram por esse tipo de experiência, como também já viveu alguma delas. Por isso, trago aqui algumas dicas que podem te ajudar!


1. Os professores estão lá para te ajudar

Eu não entendi essa parte do conteúdo, mas estou com vergonha de perguntar... talvez você já tenha pensado isso uma vez. Agora, lembre-se que tirar suas dúvidas pode ser algo valioso não apenas para seu estudo próprio, como também para seus outros colegas e o próprio professor, já que ele irá entender melhor se os alunos estão levando sua aula com mais ou menos dificuldade do que ele havia esperado e poderá adaptar os materiais.


2. Lembre-se que todos estão um pouco inseguros

Mas tenha a certeza de que você está longe de ser a única pessoa na sala de aula com medo de falar algo errado ou de admitir a timidez. Não importa a idade ou história, todos tem pelo menos um pouco disso, então você não está sozinho.


3. Se envolva em clubes relacionados aos seus interesses

Afinal de contas, os clubes acabam tendo uma atmosfera mais informal do que a sala de aula, permitindo que você possa conversar com os outros com mais calma. Além disso, como todos lá estão unidos por terem um gosto em comum, como esportes, informática, literatura ou música, você terá vários assuntos para colocar em dia. Se a sua escola não possui um clube de seu interesse, talvez essa seja até uma ótima oportunidade para fundar seu próprio e unir pessoas que te apoiem.


4. É difícil, mas não impossível

A mudança não vai acontecer do dia para a noite, e está tudo bem com isso! O importante é que, aos poucos, você se sinta mais à vontade ao conversar com os outros e sair da sua zona de conforto. Você vai conseguir hora ou outra!


Espero que tenha gostado do conteúdo, vejo você semana que vem!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page