Buscar

Questões de múltipla escolha: como encarar?

Muito bom dia, boa tarde e boa noite para você que já consegue avistar o ENEM no horizonte. Pois é, caríssimos vestibulandos, faltam menos de vinte e quatro horas para vocês entrarem naquela sala! Nada melhor para o momento do que mais algumas dicas sobre como lidar com provas de múltipla escolha, não é?


1. Deixe o difícil para o final


Não tenha medo de pular questões caso você não consiga encontrar a resposta ideal para elas de cara. Ao invés disso, dê atenção para aquelas que você consegue resolver mais rápido! É muito importante que você tenha o controle do próprio tempo para responder aquelas noventa perguntas.


Além disso, dando um tempo para sua mente conseguir raciocinar a pergunta, é bem provável que você consiga responder com mais facilidade.


2. Leia o enunciado com atenção

Ah, como o ENEM gosta de deixar pegadinhas nesta parte! Enquanto estiver fazendo a leitura, grife as palavras-chave e se atente ao que exatamente está sendo pedido. Você precisa assinalar a alternativa correta ou INcorreta? Qual aspecto do gráfico precisa ser abordado?


3. Use o processo de eliminação

Após ler as respostas atentamente, risque aquelas que você já sabe que estão erradas. Ao fazer isso, as alternativas restantes ficam mais claras para os seus olhos e há menos chances de você se confundir.


É muito provável que você fique preso entre duas questões que parecem plausíveis (é a intenção do exame!). Quando isso acontecer, leia-as palavra por palavra. Caso alguma delas tenha alguma informação que te deixe em dúvida, por mínima que seja, risque ela também.


4. Cuidado com as palavras-armadilhas!

Sempre, todos, nunca... você já deve ter encontrado essas bandeiras vermelhas em exames, não é? Pense muito bem antes de assinalar questões com elas, pois há grandes chances de você cair no truque da prova, especialmente em questões de humanas!


5. Repense antes de mudar sua resposta

Já dizia a grande filósofa Elsa de Arendelle (pegou a referência?) que devemos seguir a nossa intuição, caríssimos.

Às vezes, depois de ter feito o processo de eliminação e respondido uma questão, você começa a sentir uma pulga atrás da orelha te dizendo para voltar atrás e assinalar outra opção. Mas não faça isso! Vários estudos já demonstraram que devemos confiar na nossa primeira opção, pois ela geralmente vai estar correta!


Bem, por hoje é só! Espero que tenha gostado das dicas e boa sorte! :)


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo