Buscar

Bem vindos ao blog!

Oiee!

Sejam todos bem vindos ao blog do Estuda Junto. Espero que possamos crescer juntos e aprender uns com os outros aqui!


Sou a Isadora, muito prazer. Bom, sou de Santa Catarina, tenho 16 anos e esse ano vou finalmente para o terceirão.

Meu histórico como estudante pode ser explicado de uma forma bem simples: eu gosto de aprender. Desde pequena, meus pais sempre me ensinaram que conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você, e isso foi algo que me marcou muito como pessoa. Sempre tive facilidade na maioria dos assuntos de grande parte das matérias, mas isso não significa que eu aprendo "por osmose" ou já "nasci sabendo". O que me deu uma vantagem na escola foi o fato de eu ter aprendido a gostar de estudar e qual método funciona melhor para mim muito cedo.

Durante o ensino médio, passei em um curso de inglês bem puxado e tive que aprender muito sobre organização, planejamento, métodos de estudos e anotações para conseguir dar conta do volume de conteúdo e trabalhos, além da carga horária. Nesse curso eu tive uma matéria chamada Study Skills, que traduzindo seria "Habilidades de Estudo", que me ensinou muitas coisas novas em relação a estudos e a vida de estudante em vários aspectos.

Algumas coisas que aprendi nesse curso e pesquisando um pouco sobre esse tema:

  • Autoconhecimento é muito mais importante do que imaginamos! É necessário se conhecer para descobrir qual método de estudos funciona pra você e se você aprende de forma visual, auditiva ou cinestésica. Também é essencial dar uma chance para todos os métodos e ir testando qual você se adapta com mais facilidade.

  • Ninguém é burro. Cada pessoa tem habilidades, talentos e facilidades diferentes. Sei que é muito difícil não se comparar com os outros à sua volta, mas mesmo assim tente evitar. Existem vários tipos de inteligência e todos devem ser valorizados. Com um pouco de esforço e dedicação qualquer um pode aprender qualquer coisa e atingir qualquer meta.

  • O segredo sempre é equilíbrio (e constância). Não adianta ficar sem estudar por semanas e passar o dia seguinte estudando 12 horas sem parar. Também não adianta deixar o conteúdo da prova acumular e ir estudar só na véspera.

  • Organização e planejamento salvam vidas e aliviam muito o estresse do estudante. A certeza de saber as datas e os assuntos de trabalhos e provas tiram um grande peso de nossos ombros. Existem muito mais métodos de organização do que você imagina. O certo pra você está aí em algum lugar, esperando pra ser achado e poder te ajudar.


Espero que vocês tenham gostado do primeiro post do blog!

A ideia é trazer um post novo todos os sábados, falando sobre assuntos variados relacionados a estudos e essa loucura que é ser estudante.



Me contem o que vocês acharam nos comentários e deixem sugestões para o post de semana que vem lá também.

Bons estudos e até semana que vem!



Isa :))

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo